A minha dica é rica em informação! Quer conhecer5 livros incríveis para ler durante a gravidez? Assista ao vídeo e confira as minhas sugestões!
Transcrição do Vídeo
Informação é tudo nessa vida, principalmente quando a gente fala de parto no Brasil. No vídeo de hoje, cinco livros imperdíveis para você ler durante a gestação. Vem comigo!
Eu sou a Eleonora do Despertar do Parto, e muito antes de eu ser do Despertar do Parto, de eu ser Doula, eu fui mãe, fui gestante. E aí depois que eu tive muito acesso à informação, eu descobri livros fantásticos e que quando eu tive o conhecimento foi depois que os filhos tinham nascido. E eu olhei assim e falei “Ai porque que eu não li isso antes”.
Então o vídeo de hoje é justamente para trazer informação de qualidade para que vocês possam desde o comecinho conhecer essa trajetória aí da gestação, do parto e do pós-parto. E o porquê desses cinco livros é que esses cinco livros transformaram a minha forma de compreender a gestação, o parto e a maternidade. E por que que eles transformaram a minha forma de entender o parto e a maternidade? porque eles me inspiraram a assumir uma maior autonomia sobre o meu corpo, sobre as minhas escolhas que envolvem todo esse processo. Então vem comigo que eu vou te falar sobre cada um deles.
O primeiro livro é “Quando o corpo consente”. É um livro escrito a três mãos, olha só que legal. A gente tem a Marie, que ela está grávida do seu primeiro filho, a mãe dela que é Therese Beterha, acho que assim a pronúncia, é uma terapeuta corporal francesa muito conhecida por ser uma das fundadoras da amt ginástica. E a Paul, que é enfermeira obstetra e que acompanha a gravidez da Marie.
Porque que esse livro é tão especial? Porque a Marie vai contando como que se da a gestação dentro do corpo dela, como é que ela sente, quais são as dúvidas, quais são os medos que acontecem. Ela tem um sangramento logo no início da gravidez e aí vem a mãe dela com a visão da terapia corporal, explicar o que está acontecendo no corpo, e a enfermeira obstetra dela trazendo uma visão um pouco mais técnica, mas com muito cuidado, assim como as enfermeiras obstetras bem preparadas costumam oferecer. Então é um livro que vai falar sobre como você aceitar no seu corpo a gestação, aceitar no seu corpo o parto, o momento do parto e trazendo muita informação, explicações sobre a própria fisiologia do parto, dando assim a força e a coragem para que a mulher assuma isso aqui dentro dela.
O segundo livro é o “Parto Ativo” da Janet Balaskas. Este é a bíblia do parto, da humanização. Ele foi escrito por Janet Balaskas, que é uma mulher poderosa, precursora do movimento de parto ativo que se iniciou lá em Londres, na Inglaterra, na década de 80. Inglaterra aquela época era um sistema de saúde assim, uma assistência ao parto, parecido com o que a gente tem hoje aqui no Brasil, e aí a mulherada começou a se movimentar, assim como tem acontecido aqui, e a protestar e querer mudanças nessa assistência e aJanet Balaskas foi um personagem muito importante. E ela escreveu este livro “Parto Ativo” nessa época, e ele traz para perto da gente o conhecimento sobre como que é o nosso corpo, como que acontece a fisiologia do parto. E incentivar as mulheres a assumirem uma posição de muito mais autonomia. Então ele tem três princípios básicos assim a gente pode dizer. O primeiro é da mulher assumir uma posição mais vertical no momento do parto, e não se submeter às posições deitadas onde você vai estreitar a pelve, onde vai diminuir a passagem para o bebê, que você vai ter menos poder de ação, por assim dizer. O segundo é o incentivo à movimentação do corpo durante todo o trabalho de parto né, e a gente perder o medo de fazer essa movimentação durante o parto.
E o terceiro princípio, é o de seguir os seus instintos no momento do parto, porque quando vêm as contrações, quando vem a dor, como eu tenho dito em vários outros vídeos, o mais importante é que você escute o teu corpo e vejo o que que é que ele está te pedindo. As vezes ele tá te pedindo uma coisa maluca, por exemplo ficar de quatro apoios, e às vezes é justamente isso que precisa para liberar a passagem para o bebê.
O terceiro livro é o “Parto normal ou cesariana - Tudo o que as mulheres e os homens também deveriam saber”. Esse livro foi escrito por Ana Cris Duarte e por Simone Diniz. Essas duas mulheres são personagens, e fundamentais na história da humanização do parto no Brasil, porque elas trouxeram muito da luta das mulheres e da conscientização e da informação, e que a gente pode assumir também a autonomia nesse processo. Esse livro fala muito mais de como são as intervenções, às rotinas hospitalares, e o porque que elas são feitas de rotina, porque que não deveriam ser. Traz o conceito da evidência científica e traz evidências científicas sobre cada uma das principais intervenções no parto. Então esse seria uma bíblia para você poder construir o seu plano de parto por exemplo. É um livro pequenininho, ele é barato e fácil de encontrar. Ele é feito pela editora Unesp e você pode ter acesso a ele fácilmente.
O quarto livro é um livro também brasileiro, “Parto com o amor” escrito por Luciana Benatti e Marcelo Min. Eles são um casal, onde ela é jornalista e ele é fotógrafo e eles relatam a trajetória de nove casais, incluindo a história deles, na trajetória para conseguir um parto humanizado, e aí tem desde o parto domiciliar, parto hospitalar. Como vocês podem ver neste livro, as imagens são muito bonitas e é um livro que vai trazer de uma forma muito emocionante, assim muito poética, muito bonita, a busca de cada um desses casais para conseguir o parto que eles queriam. Então é um livro que ensina muito, trazendo informações não só sobre essa questão das intervenções, mas também sobre o local de parto, sobre a equipe, sobre como que você se sente dentro desse momento. É um livro realmente lindo que eu indico muito.
E Quinto e último livro dessa lista é “A maternidade encontro com a própria sombra” da Laura Gutman. Laura Gutman é uma psicopedagoga argentina e é uma autora que trata como ninguém sobre as questões emocionais do pós-parto. Esse foi o livro que eu mais fiquei muito brava de não ter lido antes de ter tido os meus três filhos, e não é uma leitura fácil, já vou te avisando. É um livro assim para você ter na cabeceira, para você ler um pouquinho durante a gestação, depois lá no pós parto também, você pegar, dar uma folheada, porque ela vai falar sobre a fusão emocional mãe e bebê nesse pós parto. Ela vai falar sobre por que que esse bebê chora tanto, que que ele ta gritando, que que ele está dizendo, e que muitas vezes ele tá é falando sobre o que? Nós mesmas, sobre a nossa própria sombra, e apesar de ter um caráter assim pesado, eu acho que ele deixa leve porque ele te prepara para uma realidade, ele te prepara porque é mesmo assim essa vivência intensa do pós-parto, que todo mundo romantiza e floreia demais né, então eu realmente recomendo que vocês invistam em ter esse livro na cabeceira e poder consultá-lo, e ler e digerir aos pouquinhos.
Então essa é a minha lista de leitura que eu indico pra vocês. Realmente se debrucem, peguem essa literatura que ela é gostosa de ler, e eu acho que quanto mais a gente vai buscando, mais a gente vai se fortalecendo e querendo saber mais.
Um beijo grande. Curta, compartilhe, ajude a gente a crescer aqui no canal e um grande beijo e até a próxima.
Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Dor do Parto: