No vídeo de hoje, vou indicar 6 filmes que vão te ajudar a revolucionar seu pensamento em relação ao parto. Espero que seja realmente transformador na sua vida!
Transcrição do Vídeo
No vídeo de hoje, 6 dicas de vídeos divertidos, choráveis e interessantíssimos sobre humanização do parto. Vem comigo
Eu sou a Eleonora, do Despertar do Parto, sou uma comedora de pipocas, e uma devoradora de filmes sobretudo de filmes bons. E hoje eu vou falar sobre aqueles filmes que trazem muito conteúdo pra gente, quando a gente fala sobre humanização do parto. Vamos ver?
Todos os vídeos que eu vou falar aqui, vai ter no descritivo aqui do vídeo no youtube os links onde vocês podem assistir esses vídeos na íntegra e alguns deles você tem que pagar para assistir, mas olha, eu te digo que é um valor pequeno e que vale a pena o investimento
Antes de eu contar dos vídeos aqui, eu vou pedir pra que vocês escrevam nos comentários os vídeos que vocês já assistiram, os canais de youtube, de vímeo, e que impactaram vocês de alguma maneira e que tenha haver com esse tema do parto, do parto humanizado e tudo mais.
Vídeo número 1
É um vídeo do monte paitoon, que é um Grupo inglês de comédia e eles fizeram um vídeo muito engraçado, chamado “The Miracle of Birth”. Milagre do nascimento. E nesse vídeo eles mostram um parto acontecendo dentro do ambiente hospitalar, só que de uma forma bem escrachada, engraçada, na verdade eles trazem uma visão muito crítica sobre como é que vinha acontecendo o parto na Inglaterra, na década ali de 70, de 80, antes do movimento do parto ativo. E nesse vídeo tem cenas que trazem uma verdadeira sátira sobre como pode acontecer um parto dentro do hospital, e confesso pra vocês que tem cenas ali, barulhinhos, como “PIM” que eles mostram que a gente reconhece quando está muitas vezes em um ambiente hospitalar, então tem uma cena muito tocante, que quando a mulher pergunta
“ O que que eu posso fazer… O que você pode fazer? “ O que eu posso fazer?’. “Nada, você não é qualificada, deixa conosco” “Para que serve isso?!” “é uma máquina que faz PING!” “vê? só assim podemos saber que o seu bebê ainda está vivo”
A Segunda dica de vídeo, é o Renascimento do Parto. Talvez muitos de vocês já tenham assistido e agora a gente tem o renascimento do Parto 2. Esse é na verdade um documentário e que se propõe a ser uma trilogia. Essa Trilogia fala sobre a realidade da assistência do parto no Brasil. Escancara assim de uma forma muito crítica e muitas vezes pesada sobre a realidade de excesso de cesarianas no nosso país e no vídeo 2 principalmente, sobre o cenário de violências obstétricas
Mas também trazendo um lado do parto que funciona, do parto que dá certo. E apesar de ser uma informação dura as vezes de assistir, ela acorda muita gente, ela faz com que a gente entenda o que que é a realidade da assistência e o como que a gente tem que se movimentar pra fazer diferente. Então muito recomendo e vocês vão assistir um trechinho agora do trailer do filme renascimento do Parto 2. Curte aí
“ 500 anos de construções de violências racistas, sexistas, e agora violência obstétrica. A mulher negra é a que menos recebe anestesia. é a que vai chegar no sistema de saúde e vai escutar “Você aguenta mais a dor”.
Eu não acho que a mulher tem que ser obrigada a parir. Eu milito inclusive pelo direito que as mulheres façam a sua cesárea eletiva. O problema meu é quem quer parir e não consegue.
Esse SUS que dá certo, que ele aconteça para todas as mulheres. alguma coisa que eu faria diferente se eu engravidasse de novo, que é a anestesia. Eu fiquei sem as pernas.
Eu sou via isso, “gemelar é gravidez de risco, gemelar é gravidez de risco”. Esse conhecimento da ginecologia obstetricia, é um conhecimento em grande medida misógino. Eu descobri que na episiotomia da Juliana eu recebi um ponto a mais que é o chamado ponto do marido. “o parquinho de diversão aqui não pode deixar estragar”
O terceiro vídeo que acho que muito pouca gente conhece, chama-se “um dia de vida” E ele é um vídeo feito pelo ministério da saúde a algum tempo atrás. Esse vídeo traz profissionais e também mulheres vivendo o parto sobre uma ótima muito assim, bonita, subjetiva, de uma condução de um olhar individualizado e de muito cuidado com o parto. é um vídeo emocionante, acho que é um dos mais emocionantes que a gente tem disponível do parto aqui
“ o hospital que se propõe né a transformar, a ser também um modelo humanizador, esse hospital ele tem que ter uma continuidade com a casa da mulher.
Eu acho que não é o medo da dor. é o medo da vivência profunda desse mergulho numa sombra, no escuro que o parto nos remete. É uma vivência profunda da sexualidade.
Sem dúvida que estreita o vínculo sabe, faz ficar mais forte porque você passa um momento muito forte do lado dela. Um momento de dor e renascimento né, como se ela tivesse, a dor viesse pra dar vida, então acho que isso é muito forte, eu vivi com ela e acho que isso aproximou muito a gente”
O quarto vídeo que pra mim é muito importante é o nascimento da lola. Do parto da minha querida amiga, parceira, Mariana Mesquita, que é Doula lá em São Paulo. Esse vídeo é tão especial, a produção do além do olhar, que são fotografas, cinefotografia, daqui do Brasil. E eles simplesmente retratam o parto da Mariana, ele mostra de uma forma nua e crua um parto difícil, um parto que demorou muitas horas e que trouxe ao mundo um bebezão que é a Lola. E coisas bonitas esse vídeo além da reação da Mariana, onde a gente vê nitidamente as fases todas do trabalho de parto. A fase latente, a fase ativa, a fase de transição, do expulsivo, com toda a sua intensidade. O mais tocante desse vídeo pra mim que eu sempre me emociono, é a forma como a Mariana e o Juca recebem a Lola, em um momento do nascimento, mesmo depois de uma jornada tão difícil assim.
Como eles estavam inteiros para o momento mais importante que é o nascimento do bebê. Que é receber esse bebê de uma forma sagrada, então curte esse trechinho assim, só esse trechinho pra você ter o gostinho deles pegando a Lola no momento do nascimento e conversando com ela, olha só
mamãe e papai estão aqui princesa...nossa...Isso minha filha
O quinto vídeo pra mim tem assim, nota 10 em todas as escalas, que é um vídeo feito por uma canadense, uma doula canadense, chamado Osgasmic Birth. Parto Orgásmico. Sim, senhoras e senhores. E esse vídeo traz o aspecto do parto, ele pode ser uma vivência prazerosa para as mulheres. Para as famílias. De ser uma experiência da nossa própria sexualidade, mostrando que a gente precisa das mesmas condições para uma relação sexual, para pode parir. O problema desse vídeo, infelizmente é que ele não está disponível no Brasil pra gente comprar, nem pra baixar em nenhum lugar. Mas eu descobri que é possível você comprar esse videozinho por um valor pequeno, através do link do Vimeo que está aqui descrito, que depois você pode acessar. É um investimento que vale a pena.
É um vídeo, um documentário, de quase 1h30 de duração, e pra mim é o mais completo de todos. Que traz um olhar da técnica mas também da profundidade e de tudo o que a gente, tudo o que é possível a gente resgatar nesse universo da humanização
O último vídeo que tenho para compartilhar é um vídeo recente, feito como um resultado de uma pesquisa multicêntrica, que foi feita aqui no Brasil, que contou com entrevistas com mais de 29.000 quase 30.000 mulheres que passaram por partos em maternidades de SUS e privadas. E nesse inquérito nacional eles fizeram uma análise assim nua e crua de como é a realidade da assistência e de quais são os caminhos que tem trazido contribuições, melhora para essa assistência. O nome desse vídeo é nascer no Brasil. Parto, da violência obstétrica às boas práticas. Então no começo ele traz sobre a realidade da assistência, uma realidade difícil e dando muita orientação de qualidade pra você que vai elaborar seu plano de parto, tá pensando em construir seu parto, e no final ele mostra de experiências que estão dando certo no Brasil. De um SUS que dá certo, e de caminhos possíveis e simples pra gente poder melhorar a qualidade da assistência.
Então agora é a hora de você fazer o seu baldinho de pipoca porque eu vou ficando aqui com o meu, espero que você tenha gostado, curte e compartilhe a pipoca e esse vídeo. Um beijo, até a próxima, fui!
Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Dor do Parto: