Já ouviu falar sobre chá de bençãos? A ideia dessa celebração é deixar a gestante mais tranquila e confiante para dar à luz. Saiba mais nesse vídeo 📹
Transcrição do Vídeo
Não é chá de bebê, não é chá de fraldas. É um rito para exorcizar os medos do final da gravidez e abastecer a gestante de boas energias!
Senhoras e senhores o vídeo de hoje é sobre “chá de benção”.
Eu sou a Eleonora, do Despertar do Parto, mãe de 3 filhos e já participei de vários chás de bênção, pintando a barriga da gestante, fazendo o ultrassom do bebê, que aliás um dia eu posso mostrar num vídeo aqui pra vocês, é só vocês comentarem aí se vocês querem aprender como que é esse ultrassom do bebê. Aquele desenho que fica na barriga da gestante e a gente mostra a posição que o bebê está dentro do útero
E eu to aqui no vídeo de hoje para contar o que que é essa história de chá de bençãos e porque que que eu trago esse assunto né?! Eu que gosto de falar dos temas com profundidade. Eu trago porque eu acho que cada vez mais a gente precisa de um chá de benção, a gente precisa de um chá de injeção de energia, de fé, de confiança para poder viver a gestação, o parto, a maternidade com muito mais segurança.
O que é o “chá de bênçãos” afinal de contas?! Bom, ele é um rito geralmente feito para a gestante. A própria gestante pode organizar o seu chá, mas o mais legal é que as pessoas organizem isso pra ela, e que isso não vire uma preocupação dela querer alimentar todo mundo, prover todo mundo, com uma festa linda e bem decorada, e cheia de comidinhas boas, não é verdade?! Quem precisa ser alimentada, decorada e cuidada é ela, e esse é o momento.
No final da gestação, a mulher está mergulhada em ansiedade e isso faz parte dentro da psicologia da gravidez. Que ela viva esse momento de grande ansiedade, de espera né, de ambivalência entre querer estar grávida e já querer que esse bebê saia do útero. Fora isso, com tanto de violência obstétrica que a gente escuta, com medo das intervenções no parto, com medo desse desconhecido que é o parto. Esse verdadeiro encontro né, com a sombra da mulher, fica muito aflorado no final da gestação. Então o chá de bençãos surge recentemente na nossa história, justamente com essa intenção de reunir essa energia feminina em torno do parto e fazer com que a gente desperte esse nosso lado que acredita mais, confia mais e que é mais intuitivo, mais do feminino. Combinados hora e dia, um grupo de mulheres e homens também são extremamente bem-vindos é claro. Se reúnem em algum lugar específico e vá montar para a gestante um trono, onde ela vai se sentar.
Uma simples cadeira às vezes, enfeitada com alguns tecidos, ou simplesmente um banquinho tá valendo né. O importante é que esse lugar tenha um lugar simbólico, do trono onde a rainha da vez vai se sentar. Sim, porque uma mulher que está prestes a trazer um filho ao mundo, ela tem que ser considerada como uma rainha, como uma deusa. Ela precisa ser honrada, cuidada, respeitada. E é esse lugar que a gente lembra que ela tem que assumir, que ela pode assumir, que isso é um direito dela. De assumir esse lugar de vitoriosa. De rainha de todas nós.
Aos pés dessa rainha, é muito comum que nos chá de bênçãos, as pessoas ofereçam uma bacia com água quentinha para fazer um escalda pés. E porque o escalda pés no chá de bençãos?! Para mim ele faz todo o sentido. Porque o escalda pés, segundo a medicina chinesa, ele ajuda a gente a tirar a energia do cabeção, tirar a energia da cabeça, e trazer ela para o metabólico, e trazer ela para os pés. Então é uma forma da gente aterrar um pouquinho, da gente tirar o tanto de pensamento que tem na cabeça e fazer a energia circular para o corpo de uma forma muito mais harmônica, que é o que precisa no final da gravidez.
Então ela sentada lá em seu poderoso trono, com o escalda pés ao seus pés, o grupo então que tá ali para celebrar as bênçãos dessa mulher, faz um círculo em volta dela. E cada um a sua vez, vem entregar um presente. E o que é esse presente?! Histórias boas de parto, o lembrar que as suas ancestrais foram tão sábias e tão vitoriosas que puderam permitir que você tivesse viva, que hoje no mundo, fé, confiança, te avisar que “Olha, vão ter noites escuras sim, no seu momento de parto até da maternidade, momentos difíceis, mas lembrar que você tem a força da leoa, da rainha, e que você vai saber pelo teu coração, pela tua intuição, como lidar com isso. Porque nada mais forte do que um coração de mãe”. Quem já viveu isso sabe, além dessas bênçãos ditas, verbalizadas, é muito comum que as pessoas também levem pequenos presentes para essa mãe.
E o que são esses pequenos presentes?! Cheirinhos, óleo essencial, por exemplo de lavanda, de canela, de alecrim, e que você pode pegar e pingar na aguinha ali do escalda pés. Vem aquele cheirinho gostoso...Ervas como alecrim, como manjericão, como alfazema, para serem oferecidas também nesse escalda pés, seriam oferecidas para a mãe. Flores, velas, um pequeno mimo, uma pequena lembrança. E essa gestante também nesse momento, é muito comum que ela receba uma coroa de flores, para coroar esse seu momento de rainha, esse momento onde ela está sendo celebrada, onde esse momento da vida dela, ela está sendo celebrada e condecorada.
Comidinhas leves, chás, sucos, também são bem-vindos. Mas na minha visão, assim é mais no intuito da gente deixar aquilo pro final de todo esse rito. Pra compartilhar toda aquela energia boa que espalhada. Sim, porque como a gente vai em um chá de bençãos, não imagina né que é só gestante que sai nutrida de boas bênçãos. A gente começa a vibrar lindamente em uma energia do bem, uma energia de positividade, de esperança, de fé, de amorosidade. Uma energia muito feminina e gostosa. Então esse comer, no final é mais para compartilhar de tudo isso que foi vivido, celebrar tudo isso que foi vivido em conjunto
Então é simples assim. Na verdade todo esse ritual não precisa ser reproduzido com tudo isso que eu falei. Vale muito a criatividade de cada um. Eu já fui em chá de benção onde as pessoas, as mulheres que organizaram, prepararam um quadrinho de tecido. E aí trouxeram junto uma caixinha cheia de coraçõezinhos de feltro. De tecido, feito por uma delas. E aí a cada momento, de cada uma se aproximar e dar as bênçãos, uma pegava o coração e pregava esse coração no quadrinho. E aí isso ficou como uma recordação para que essa mãe, no momento do trabalho de parto, no momento do pós parto, pudesse olhar para isso e lembrar.
Outra história legal também para se fazer. Uma caixinha onde cada uma das convidadas escreve, coloca lá por escrito quais as suas bênçãos para oferecer para a mãe. A mãe também nos momentos de nuvem, pode ir lá abrir essa caixinha e encontrar essas mensagens positivas. Então olha que coisa linda, então assim, use sua criatividade se você tem amigas grávidas, parentes grávidas. Esse é o melhor presente que você pode oferecer.
Se você está grávida, mostre esse vídeo para uma amiga sua e dá uma cutucada nela. Porque você merece um desses também poxa vida.
Então se você gostou desse vídeo, se já participou de chá de benção, curte aqui meu vídeo, escreve lá nos comentários para a gente saber e clica ali no sininho para ajudar esse canal a crescer e a gente poder espalhar boas energias para mais e mais e mais gente.
Grande beijo, fui!
Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Dor do Parto: