Romper bolsa não é sinal de que o trabalho de parto começou! Definir o início do trabalho de parto não é tarefa fácil muitas vezes. Alarmes falsos são muito comuns. Saiba aqui todas as verdades de como identificar o início do trabalho de parto e escapar das intervenções desnecessárias.
Transcrição do vídeo:
“Como é que o bebê nasce? Deixa eu ver... o médico fala a data que o bebê vai nascer, daí rompe a bolsa e escorre água pelas pernas da mulher e corre pro hospital que o bebê vai nascer! E aí faz força, e o bebê nasce! Pronto, acabou.” Para tudo amiga, pelo amor de Deus, não é nada disso. Vamos ver hoje direitinho como é que acontece o início do trabalho de parto.
Eu sou Eleonora Moraes, psicóloga, Doula, mãe de três filhos e diretora do Despertar do Parto. Nesse vídeo a gente vai falar sobre toda a verdade de como é que começa o trabalho de parto. Primeira coisa: quando é que o bebê está pronto pra nascer? Na verdade, a gente sabe que o bebê pode chegar ao mundo entre 38 e 42 semanas, e para pra pensar que isso dá mais de um mês! A gente tem que esperar o momento certo desse bebê nascer, e como é que acontece esse mecanismo? Não se sabe muito na ciência o que é que faz desencadear o trabalho de parto, ou mecanismo exato e correto... mas a gente sabe que tem uma série de coisas implicadas nesse momento do início do trabalho, e que é toda uma conjuntura e orquestração dentro do corpo da mãe e do bebê, que vão permitir que o trabalho de parto comece.
Uma das questões é que o bebê chegando perto das 40 semanas vai ficando muito apertado dentro do ambiente do útero, e chega um momento em que ele começa a liberar hormônio de estresse, e esse hormônio por sua vez ajuda o corpo da mãe a entender que o trabalho de parto tem que começar, e que ele precisa sair dali.
Outro fator que a gente sabe que também acontece, e que talvez seja o mais importante de todos, é que a maturidade do pulmão do bebê vai fazer com que libere certas substâncias, e que o corpo da mãe entenda que é hora de começar as contrações efetivas pro trabalho de parto acontecer. Esse dado é fundamental porque a gente pensa no benefício que ganha um bebê que não vai direto pra uma cesariana, mas que pelo menos passa pelo trabalho de parto antes, com o benefício de que ele está pronto e maduro pra vir ao mundo.
Um outro fator é o hormônio que a mulher libera durante a gravidez que tem objetivo de segurar o bebê dentro do útero (progesterona), e chegando no final da gravidez esse hormônio cai. E o que acontece? Toda a musculatura lisa relaxa e então, uma das coisas interessantes que acontecem quando a mulher está pra entrar no trabalho de parto, é que o intestino solta e também ocorre muita secreção vaginal, porque toda essa musculatura lisa cedeu.
Então ta, como é que são os sinais de que o trabalho de parto vai começar? Várias coisas acontecem! O primeiro bem famoso é que o tampão mucoso sai, e este é uma espécie de catarro, igual uma meleca de nariz, e nada saiu da sua perereca parecido antes. O tampão mucoso tem a função de proteger o bebê contra a entrada de infecções, então esse “catarro” fica no colo de útero tampando para a entrada de bactérias. Quando o bebê está prestes a nascer e o trabalho de parto vai começar, esse tampão é liberado. Ele vai saindo no papel higiênico e na calcinha aquela “caca gosmenta” e isso é ótimo, porque significa que o trabalho de parto vai começar. O outro sinal é o intestino soltar, justamente por causa da progesterona que caiu (Deu pra entender o que significa o intestino soltar né?).
Uma outra coisa que é muito comum de acontecer também é uma certa inquietação que começa a dar na mãe e no pai, querendo organizar todos os detalhes que faltam pro bebê nascer, e a gente chama isso descrito na literatura como “preparar o ninho pra receber o bebê!
A outra questão muito comum de que eu sei que o trabalho de parto está para começar é o que a gente chama de pródomos, que é uma ameaça de trabalho de parto que fica cutucando e fazendo um monte de alarmes falsos, de que é o trabalho de parto, quando na verdade ainda não é. Haja paciência! O que a mulher sente são muitas contrações, às vezes pega um certo ritmo, acorda no meio da noite e a contração com um certo estímulo doloroso, e de repente ela dorme e acorda no dia seguinte sem nenhuma contração.
Isso é aguentar a ansiedade gigante que chega no final desse momento do bebê nascer que a gente não controla esse tempo do trabalho de parto e quando é que ele vai começar. Nessa cultura que a gente costuma controlar tudo, tim tim por tim tim, o trabalho de parto e o parto fisiológico vem justamente nesse lugar em que a gente não tem controle.
Então ta, como é que eu sei que o trabalho de parto finalmente começou? Quando eu tenho contrações ritmadas por mais de 2 horas seguidas. Então eu espero pelo menos ter duas contrações a cada 10 minutos, e a gente sempre pega esse intervalo de 10 minutos para ter um padrão de comparação. Quando duas contrações em 10 minutos se repetindo por duas horas ou um pouco mais aparecendo com frequência, então a gente diz que o trabalho de parto finalmente começou.
Mas como é que eu sei que não é uma enrolação ou seu pródomo? O que a gente indica é que você tome um banho quente por mais de 20 minutos bem relaxante e tranquilo e vá repousar. Porque? Porque o corpo em movimento ou às vezes estresse e agitação fazem provocar contrações falsas que não são do trabalho de parto ainda, então a gente precisa observar em repouso. E porque o banho? Com o teu corpo relaxado, o banho de 20 minutos vai ajudar a trazer todo esse relaxamento. E ai sim, deitadinha depois de um tempo e do banho você vê se as contrações continuam ou muitas vezes depois do banho quente aceleram, e o trabalho de parto engrena.
E aí é esperar o ritmo das contrações engrenarem mais um pouquinho, e essa que a gente falou de 2 contrações a cada 10 minutos é mais ou menos a fase latente do trabalho de parto, que é uma fase inicial que pode demorar algumas horas. Quando o trabalho de parto engrenar para 3 contrações em 10 minutos, ou talvez até um pouco mais, aí sim é hora da assistência chegar para ouvir o coração do bebê e garantir a segurança do parto, ou então você ir para o hospital.
Uma das questões que mais garante que a gente evite as intervenções no parto normal, e evite a cesariana desnecessária, é justamente não chegar na maternidade muito cedo. Então, muito calma, muita confiança e fé na fisiologia que na hora que esse bebê tiver que chegar, ele vai chegar.
No próximo vídeo a gente vai falar sobre quando o bebê não chega, e passou das 40 ou 41 semanas, até quando esperar. Então é isso, se você curtiu não esquece de dar o seu like e compartilhar nas redes sociais, se inscrever no canal e mandar sugestões de próximos vídeos e temas que a gente possa falar pra enriquecer com informação quem precisa. Um grande abraço, grande beijo, até o próximo.
Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Dor do Parto: