Neste vídeo, Eleonora Moraes traz várias dicas para estimular o trabalho de parto, quando ele começa demorar muito pra acontecer!☀️
Transcrição do vídeo:
Tempo passando e nada desse bebê querer nascer! Vamos ver algumas dicas de como estimular o trabalho de parto. Eu sou Eleonora Moraes, sou psicóloga, Doula, mãe de três filhos e diretora do Despertar do Parto. Vamos então as dicas: sabemos que acupuntura e homeopatia trazem alguns resultados bacanas no estímulo do trabalho de parto. A gente não tem muita evidência científica de qualidade sobre isso, mas na prática clínica, passadas 40 ou 41 semanas, um estímulo com acupuntura e homeopatia trazem sim um resultado, e para isso é importante procurar profissional especializado.
Sabemos também que caminhada e movimentações, desbloqueando as energias do corpo, soltando as articulações e movimentando a pelve, e sobretudo a caminhada mesmo, ajuda esse bebê se posicionar melhor, forçar um pouco o colo do útero, e poder ajudar nesse processo mágico todo de início de trabalho de parto.
Eu aprendi com as parteiras mexicanas uma coisa bem interessante para estimular o trabalho de parto chamado três hots: hot bath (banho quente), hot food (comida quente), hot sex (sexo apimentado). Então, o que seriam esses três hots traduzindo na prática? O banho quente é simples, com a história do chuveiro demorado (mais de 20 minutos), e vocês vão me ouvir falar muito desse chuveiro na sequência de vídeos, por ser muito bom no trabalho de parto e estimular, trazendo relaxamento e ajudando o corpo a liberar os hormônios que precisam sem muita tensão.
O hot food é ligado a comida picante, quente e que aqueça essa região do metabólico. Podem ser comidas apimentadas, gengibre, coisas bem quentes e picantes. E terceiro, o hot sex, em que não preciso explicar exatamente como vai acontecer, mas é legal entender o mecanismo disso. Na relação sexual, assim como no trabalho de parto, a gente libera uma cascata de hormônios similares (ou iguais para falar a verdade). E mais legal do que isso é que o sêmen masculino possui um hormônio, justamente o hormônio, que ajuda o colo de útero afinar no começo do trabalho de parto. Senhoras e senhores, isso é algo fantástico que a natureza nos proporciona não é mesmo? Então, através na relação sexual, que é para ser prazerosa para ambos, a gente consegue ajudar a estimular o trabalho de parto na hora que tiver que acontecer.
Não se preocupem, pois não precisa ficar sem namorar a gravidez inteira com medo do bebê nascer se fizer sexo antes. O corpo ganha todos os receptores da prostaglandina pra poder receber prostaglandina do sêmen e começar a afinar o colo de útero para estimular as primeiras contrações. E nessa tensão que eu sei que a gente vive do final da gravidez e bebê não nascer, causando ansiedade, eu acho que o que mais atrapalha é o nosso “cabeção” mesmo, aquele que não para de pensar em todos os “e se?” e todas as tragédias que podem acontecer.
O ideal é que você relaxe, curta e perca um pouco o foco, que talvez que você que está assistindo esse vídeo está nesse momento de tensão que tem que nascer a qualquer custo. Relaxe! Vá curtir, pega os outros filhos e vá ao cinema, vá passear com o namorado, e procura relaxar e, principalmente, dormir! É dormindo que você vai liberar também os hormônios que precisam pra entender que a gravidez acabou, para poder iniciar esse trabalho de parto.
E pra finalizar, mais duas dicas, com uma de Doula pra mulher, de mulher pra mulher, coração para coração; e uma outra um pouco mais técnica. A dica do coração é que você escreva uma carta pro bebê, quando a tua angústia estiver muito grande, dizendo pra ele como você está se sentindo nesse momento, o quanto é essa expectativa pra que ele chegue no mundo logo, pedindo um sinal pra ele de que está tudo certo você esperar, que não é nenhum capricho seu querer o parto normal e esperar que ele aconteça.
Eu tive a intuição de fazer isso com uma das minhas filhas, em que eu já contei em um vídeo que ela não queria sair daqui de dentro porque estava muito bom, e foi muito interessante, muito bonito! Chorei baldes e litros de lágrimas escrevendo pra ela e fui dormir, cansada de esperar de tanta atenção. Quando eu acordei fui tomar banho, e foi quando eu vi que meu tampão tinha saído e poucas horas depois eu entrei em trabalho de parto. E eu vejo essa experiência acontecendo de diferentes formas e diferentes sinais, às vezes é um sonho, ou às vezes é uma reação que o corpo manifesta que vem alguma resposta e acalma nosso coração.
A última dica, essa mais técnica do meio médico, que quem vai fazer isso é o obstetra, ou a enfermeira obstetra ou a obstetriz, que se chama descolamento de membrana no final da gestação. Descolamento de membrana é um procedimento que o profissional faz através do exame de toque, ele vai descolar o colo de útero da membrana (da bolsa que envolve o bebê). Não é descolar a placenta, pelo amor de Deus, não é isso não!
Ele só vai passar o dedo entre o colo de útero da mulher e a bolsa amniótica, onde o bebê está dentro, porque isso libera algumas substâncias e ajuda o trabalho de parto engrenar dentro de poucas horas. A gente tem evidência que esta prática traz bons resultados e traz resultados satisfatórios em até 40% ou até mais, com alguns efeitos colaterais como cólica, um pouquinho de sangramento. Existe um risco sim associado de romper a bolsa, mas não é tão grande. De toda forma, é um mecanismo de indução, um pouquinho mais invasiva, mas menos agressiva com hormônios dentro do hospital que é um processo lento, que vai desde o começo desenvolver essa cascata de hormônios, e essa cascata de intervenções.
Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Dor do Parto: