Button Text
Despertar do Parto
  • Home
  • Youtube com Eleonora
  • Artigos
    • Parto Normal - Qual é o normal mesmo?
    • Parto Humanizado - O que é?
    • Modelo de Plano de Parto
    • O que é Plano de Parto?
    • Doula - O que é?
    • Por que a dor do parto?
    • Emoções na Gravidez
  • CONTATO
  • Home
  • Youtube com Eleonora
  • Artigos
    • Parto Normal - Qual é o normal mesmo?
    • Parto Humanizado - O que é?
    • Modelo de Plano de Parto
    • O que é Plano de Parto?
    • Doula - O que é?
    • Por que a dor do parto?
    • Emoções na Gravidez
  • CONTATO

14/6/2013

89 Comments

Curiosidades da Partolândia

 
 Imagem
Não existe dilatação de «5 dedos». A dilatação se mede com 1 dedo, 2 dedos e a partir disso são contados os centímetros, até chegar em 10 cm. E, salvo raríssimas exceções, não existe mulher que não dilata. O que existe são profissionais sem paciência para esperar a fisiologia do parto adequadamente.

O que dilata não é a vagina, mas o colo do útero. O canal vaginal é formado de tecido elástico que não precisa dilatar para o nascimento, mas sim «esticar», logo retomando sua forma original. Por isso, a vagina NÃO fica larga após um parto normal.

Quando a bolsa se rompe, o bebê continua produzindo líquido amniótico através da urina, e sua cabecinha faz uma “rolha” que veda o colo do útero provisoriamente. Assim, ele sempre terá líquido amniótico ao seu redor, sendo impossível um “parto seco”.

Não existe bebê que ficou mal porque “bebeu água do parto» ou porque «engoliu mecônio». Bebês bebem água do parto durante metade da gestação, o tempo todo, e ingerem mecônio também. E o mecônio é uma substância estéril e sem risco para o tubo digestivo. O perigo é se houver aspiração profunda de mecônio (condição rara). Já o líquido aspirado não chega a ser um problema importante.

Todos os bebês nascem roxos e na gestação eles vivem o tempo todo com essa cor, pois o útero é um ambiente com baixa oxigenação. Apenas após ele nascer e respirar é que vai começar a ficar cor de rosa aos poucos. Portanto, quando disserem «você passou da hora, tanto que nasceu roxo na cesárea», desconfie do 171 obstétrico.

Todos os bebês têm algum nível de icterícia fisiológica (aquele amarelo na pele e olhos). Aos poucos, o fígado metaboliza a bilirrubina e a cor da pele vai voltando ao normal. São raríssimos os casos de icterícia patológica que requerem banho de luz. Infelizmente, a imensa maioria dos bebês internados nas UTIs neonatais privadas estão lá apenas para ajudar a pagar o equipamento.

O cordão umbilical não precisa ser cortado em nenhum momento específico. O cordão não faz mal ao bebê! Não tenha pressa! Inclusive diversos estudos demonstram que ele só deve ser cortado após parar de pulsar.

A gravidez humana dura EM MÉDIA 38 semanas a partir da concepção ou 40 semanas a partir da última menstruação. A contagem em mês é artificial e aleatória. Uma gestação normal pode durar até 42 semanas a partir da data da última menstruação. O bebê não “passa da hora” quando chega a 40 ou 41 semanas e nem ficará “entalado” na barriga. A natureza é sabia e se preparou milhões de anos para isso.

Apgar é uma nota que se dá ao bebê quando ele nasce. Não precisa fazer nada, só observar o bebê no colo da mãe. A primeira nota se dá com 1 minuto de vida e não tem significado algum. A segunda nota se dá com 5 minutos de vida e diz mais ou menos as condições do recém nascido naquele momento. Qualquer nota acima de 7 no quinto minuto já é uma nota ótima.

A medida do comprimento do recém nascido não serve para nada, pois o bebê nasce encolhido. A única medida que tem função é o peso. Nenhuma das duas medidas deveriam ser feitas nos primeiros minutos de vida, pois o bebê deveria estar no colo da mãe nesse momento.

O cordão umbilical é preenchido de uma geléia elástica que faz com que ele seja praticamente “incomprimível”, mantendo assim os vasos sanguíneos bem protegidos. Por isso, em situações normais, circulares de cordão (seja quantas forem), não tem qualquer significado e NÃO são indicação de cesariana! Além disso, o bebê é oxigenado pelo próprio cordão e não respira pela traquéia, impossibilitando que ele seja “enforcado”.

Na imensa maioria das situações, quem determina a entrada em trabalho de parto é o bebê. Quando seu pulmão (último órgão a amadurecer) fica pronto, começa a produzir uma substância que cai no líquido amniótico e provoca uma reação em cadeia que faz a mulher entrar em trabalho de parto. Portanto, quando a mulher não está em trabalho de parto significa que o bebê não está maduro, simples assim. Nem idade gestacional nem o peso estimado significam que o bebê está pronto para nascer.

Este artigo foi escrito por Por Ana Cristina Duarte, adaptado por Èrica de Paula em 16 de abril de 2012 às 21:50, e está arquivado em Comportamento 1. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta.


Fonte: Revista Terceiro Milênio

89 Comments
Chenia
24/8/2013 00:22:03

Ótimo texto, esclarecedor! Parabéns.

Reply
Silvio
16/5/2015 19:14:27

Adorei a matéria, muito esclarecedora

Reply
Bruno
18/5/2015 17:08:44

Colega, infelizmente não foi esclarecedor e sim perigoso, fico até com medo de quantas crianças podem ter sequelas graves ou até morrer por um texto desses

Reply
Evelyn
19/5/2015 05:13:10

Concordo com vc Bruno... Quem escreveu esse texto é medico ??? Que medo !!!

Lucas
19/5/2015 05:50:42

Realmente Bruno. Este artigo servirá de base para a cultura da desinformação que prospera hoje ao redor deste assunto. Alem dos erros crassos escritos, ele encoraja as pessoas a encarar situções que poem em risco a vida e a saúde dos bebês como naturais e normais. Temo pelo futuro das gerações que serao vítimas desta desinformação

Aline
21/5/2015 11:03:18

Pq perigoso, Bruno?

Bruno
21/5/2015 14:11:07

Aline é extremamente perigoso para o bebe, pois o texto difunde ideias erradas que podem simplesmente matar o feto ou ainda deixa-lo incapacitado a vida toda por causa de uma falta de oxigenação cerebral. Então vamos por partes, falando da maneira mais leiga possível:
1- Existe sim mulheres que possuem trabalhos de parto perigosamente demorado, tanto por não dilatar o suficiente, insuficiência da musculatura ou incompatibilidade do tamanho do canal com o maior diâmetro fetal... Em geral a duração de um parto é de 12 horas para primíparas ou 8 para multíparas, qualquer disfunção nesse tempo já demanda mais atenção ou que seja tomada alguma conduta não necessariamente medicamentosa ou invasiva.
2- A Vagina aumenta sim durante a gravidez e se torna mais elástica.
3- O bebe nunca produz e NUNCA produzirá liquido amniótico, que é uma proteção mecânica produzida pela PLACENTA.
4- Uma coisa muito importante a ser dita é que o mecônio é basicamente FEZES de bebe e sua presença assusta tanto porque ele é um sinal de sofrimento fetal, ou seja, quando ele aparece o bebe esta: "CAGANDO DE DOR".
5- O útero realmente não tem oxigenação para o feto, já que essa função é desempenhada pela placenta por meio de trocas gasosas entre o sangue fetal e materno e o bebe fica roxo por hipoxia, ou seja, o suprimento de sangue oxigenado através da placenta é interrompido ou diminuído ao se cortar ou se comprimir o cordão.
6- NUNCA ACREDITE EM ALGUÉM QUE DIZ "TODOS" -e muito menos nos que escrevem todo texto em caixa alta... hehe
7- A natureza é seletiva também, então cuidado com qualquer complicação e se atente aos riscos.
8- APGAR é um índice para orientar algumas condutas a serem tomadas e não uma nota para acalentar mamães, por motivo de curiosidade, utiliza-se a freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e a cor da pele, com pontuação de 0 a 10.
9- Nada é sem utilidade, então o bebê deve sim passar pela mão do pediatra no primeiro momento e se o seu serviço de saúde querer recusar essa primeira avaliaçao fuja ou insista para a melhor saúde de seu filho.
10- Não existe geleia mágica em nenhum cordão umbilical, a tal geleia de Wharton tem a função de proteger o cordão no sentido de lubrificação, grampeamento do cordão a mudança de temperatura e é de lá que saem as tais células tronco do cordão umbilical. Então ela não irá impedir que haja um compressão no cordão e uma posterior hipoxia por motivos que não precisa ser inteligente para desconfiar.
11- A circular de cordão realmente não é indicação absoluta para cesárea, mas é motivo de atenção já que COMPROVADAMENTE em alguns casos leva ao menor suprimento sanguíneo para o feto, queda perceptível nos batimentos cardíacos e presença de mecônio e necessitam de um profissional com experiencia para reverter ou proceder da melhor forma possivel em casos de complicações.
12- O Surfactante não induz o parto.
.
.
.
Lembrando que não são falácias que irão somente tomar teu dinheiro ou prejudicar um adulto, mas um ser inocente que não tem culpa de nada, as vezes, o condenando a uma vida de sofrimento e dor para a família... Então, pesquise em fontes confiáveis, pergunte a alguém que não se identifique como Doula e garanta que as chances de se pegar chorando num canto suplicando para seu filho fazer alguma travessura ou ao menos levantar da cama seja a menos possível.
O parto é um evento lindo, não importando se é por cesária ou por via vaginal, porém também é capaz de determinar o destino de um ser tão frágil como o bebe, então é melhor fugir de pessoas que tentam lhe tomar seu dinheiro com a estorinha de "humanizado", quando na verdade lhe trata como um "animal irracional".

Vilma
16/7/2015 12:26:57

Bruno, parabéns! Seu comentário foi realmente esclarecedor, ainda bem que existem pessoas como você, bem informadas e por dentro do assunto, para dar uma luz às pessoas menos esclarecidas. Obrigado por me fazer ler esse texto!

Marilia
18/5/2015 15:14:27

Não consegui nem terminar de ler o texto, é muita besteira pra uma pessoa só escrever! E as pessoas ignorantes no assunto, acreditam!

Reply
Eduarda
18/5/2015 16:17:00

Concordo plenamente!!

Reply
Aline
18/5/2015 15:24:15

Nunca li tanta asneira junta! Como pode uma leiga escrever o quer, sem consequencias sobre o que diz? Putz! Pior que eu perdi 5 minutos do meu dia com isso

Reply
Samanta
18/5/2015 15:29:55

Mas que besteirol ! Vai estudar minha filha! Perdi um bebê por ter escutado uma louca dessas! Por favor não caíam nessa

Reply
Michelle
18/5/2015 15:29:56

Não consegui nem terminar o texto!

Reply
Beatriz F.
18/5/2015 15:30:43

Santa Ignorãncia! Jamais ví tanta asneira reunida em tão pouco espaço. Estudem! Estudem! Estudem!

Reply
César
18/5/2015 15:34:09

Informações ridículas, péssimas, não verdadeiras.

Reply
camila zaki
18/5/2015 15:36:33

Qta bobeira em um só artigo! Deviam ter vergonha de publicar isso!!!!

Reply
Marco Canosa
18/5/2015 15:44:24

"O cordão umbilical é preenchido de uma geleia elástica que faz com que ele seja praticamente “incomprimível”, mantendo assim os vasos sanguíneos bem protegidos. Por isso, em situações normais, circulares de cordão (seja quantas forem), não tem qualquer significado (...)". Sua afirmação está equivocada. Apenas no estudo abaixo, de 71 mortes intrauterinas, 11 foram causadas por complicações relacionadas ao cordão umbilical, incluindo aí 05 mortes por nós do corsão umbilical, 03 mortes por circulares e uma morte por torção do cordão com vasoconstrição. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1413945

Reply
Ana Célia Oliveira
18/5/2015 15:55:26

NUNCA LI TANTA IMBECILIDADE!!! QUANTAS MÃES E QUANTOS RN'S AINDA VÃO MORRER NÃO MÃOS DE VOCES?

Reply
Marina
18/5/2015 15:57:57

Veja só , este artigo tem informações extremamente equivocadas. Então à dona do blog eu sugiro que retire- o do ar para não prejudicar as gestantes que não fazem parte da área de saúde e que por este motivo tem o poder de discernimento prejudicado neste âmbito.

Reply
Larissa
18/5/2015 16:09:34

Nossa, sério? Eu teria VERGONHA de enganar tantas pessoas assim. Não se aproveite do fato de muitos serem LEIGOS no assunto, usando de palavras bonitinhas e informações falsas. Medicina não se aprende no Google. Se quer dar informações assim, faça faculdade antes de escrever asneiras...

Reply
adriana
18/5/2015 16:15:22

Cheguei a rir do texto! De onde saiu tudo isso?? Que medo!!

Reply
Anna Beatriz
18/5/2015 16:25:18

Moça, você precisa ser mais responsável com oq escreve, pode acabar matando bebês, ao convencer mulheres leigas a não confiar em seus médicos... as informações estão muito equivocadas, sugiro que retire o artigo...

Reply
Raquel
18/5/2015 17:13:43

Meu Deus brasileiro é um povo burro mesmo... por isso que não vamos pra frente, preferem ficar na ignorância do que estudar, se informar... Vcs acham que a Ana Cristina tem quantos anos de estudo? Quantos anos na obstetricia? Tudo que ela disse é verdade basta estudar um pouquinhos as evidências científicas da obstetricia moderna que se irá saber como muitos médicos usam a "ignorância" de muitas mulheres para ludibriar e fazer uma cesárea...

Reply
Andrea
19/5/2015 07:20:18

Burra é você!!!! Merece parir em casa mesmo!!

Reply
Ellen
22/6/2015 18:48:48

Ufa, ainda bem que li um comentário decente!

Reply
Analu
24/6/2015 08:32:08

Bah! Eu devo ter morrido e meu bebe tb.... esses países de primeiro mundo passando informação errada pra gente. Credo!

Reply
Andrea
18/5/2015 17:24:05

Você é uma criminosa!!!!!

Reply
Paulo
18/5/2015 17:44:41

Mas que deserviço pra sociedade vc está prestando hein? O que vc acha que vai conseguir com isso? Só está ajudando a aumentar as tristes estatísticas sobre partos ditos "humanizados"... Evoluímos nossa inteligência pra usá-la, e não pra prejudicar pessoas sem instrução ou acesso à conhecimento médico.

Reply
Vanina
18/5/2015 20:29:20

Tenho medo desse tipo de profissional no mercado!!!Mata e ainda dorme tranq.Socorro.

Reply
vanessa
18/5/2015 22:19:06

MEU DEUS DO CEU! Quanta besteira escrita junto! Quantas sequelas ou mortes neonatais e maternas precisam pra vocês pararem com isso?? Isso é irresponsabilidade!!!

Reply
mia
18/5/2015 22:39:26

Meu Deus. Não sei qual comentário foi o pior. Se a profissional esperar 5 minutos para o APGAR chegar em 5 pode reservar UTI e sequela neurológica. Escrever isto é caso de policia minha amiga. Só num país como o nosso VC pode prestar este desserviço a sociedade. Isto é crime!

Reply
Futuro patologista
19/5/2015 00:59:30

Se virar moda esse tipo de texto, vou me especializar em necropsias de recém nascidos e ficar rico de tanto bebê morto que vai ter

Reply
Bruno
21/5/2015 14:15:08

Melhor se tornar neurologista pediatrico, vai ser uma área tão promissora depois dessa onda de animalização do parto, digo, humanização do parto... hehe

Reply
Fernanda
22/5/2015 07:36:40

Nossa vc desrespeita tanto que se vc fosse médico obstetra ou obstetra eu nunca ia querer ficar na sua mão. Você deve ser aqueles que chamam de maezinha e dizem para nos preocuparmos só com o enxoval que o resto é por conta da medicina. Porém se pensa assim errou feio os corpos das mulheres fazem o parto os médicos devem dar assistência acompanhar e devem intervir só em caso de risco. Caso estes que a OMS estudou que seria 15 porcento. Se atualize e seja mais respeitoso com a opinião e estudo de outros profissionais, caso contrário nunca poderemos evoluir.

Sebastião
22/5/2015 07:48:50

Amigo se tornem psicológicos
, eles hoje já ganham bastante dinheiro com problemas causados pelo sistema atual que vocês julgam perfeito.

Bruno
25/6/2015 05:43:59

Sebastião, que sistemas julgamos perfeito? Não coloque palavras na boca de ninguém e muito menos em um comentário pobre assim... Desrespeito é com as crianças que poderão nascer com sequelas em um parto mal feito por monstros(não importa se for por um obstetra, uma parteira ou pior uma obstetriz- blehhh (:S) ) que acreditam em tanta baboseira, baseada em achismos, propagada por pessoas que só querem atenção; e não por uma ironia inocula.

José
19/5/2015 02:27:01

Por causa desse tipo de gente tem muita mulher fazendo de tudo e inclusive esquecendo da segurança por um parto normal. Sem comentários.
Só faltou mandar a mãe cortar o cordão umbilical no dente, e depois comer a placenta, mais natural que isso impossível!!!

Reply
maria claudia
19/5/2015 03:01:23

Nossa. Eu nunca li tanta besteira. Fiquei com um misto de vergonha e dó. Como será que alguém tem coragem de passar tantas informações erradas? Por favor, estude mais antes de postar tanta coisa falsa.

Reply
tatiane Nunes
19/5/2015 03:55:01

Meu Deus vc realmente sabe o q é ectericia? Eu achava o msm q era só a cor da pele q mudava mas não é eu quase perdi minha filha por causa disso a bilirrubina dela subiu muito e se não fosse Deus q tivesse dado inteligencis a a quem inventou esse equipamento caro não sei o w seria da minha família. As mães w lêem esse artigo por favor conversem com seu médico se informem existem casos q realmente são fáceis de tratar mas desvalorizem nada q as amedronte por favor corram atrás de informações com seus médicos nenhuma dúvida é bobeira, errado é não buscar informações.

Reply
tatiane Nunes
19/5/2015 03:57:47

Teclado não ajudou muito na ortografia. Me perdoem.

Reply
Evelyn
19/5/2015 05:17:01

Nossa... quanta besteira !!! O pior é que tem mães que vão ler isso e achar a coisa mais linda...olha só por Deus mesmo.

Reply
Elizangela
19/5/2015 05:30:03

Que texto desinformativo e de muito mau gosto. Quem escreveu coloca em risco a vida de várias crianças que estão por nascer. Não tem sensibilidade? Que nível pode chegar um ser humano!!!

Reply
camila
19/5/2015 07:36:56

Ainda bem que temos ótimos médicos trabalhando com obstetrícia baseado em evidência científica e Michel odent assim como a Ana Cristina Duarte. O dia em que o houver estatísticas cruzando nome de médicos e a realização do parto aí muitos poderão entender. Aqui são informações para casos cotidianos, gravidez de baixo risco e muito estudo e conversa tanto pelo médico quanto pelo paciente. Me surpreende a quantidade de gente que desconhece medicina baseada em evidência científica, mas é comum em país mais desenvolvido mesmo e por parte do governo.

Reply
Roberto
19/5/2015 07:38:47

O mais estranho que neste texto todos os partos ocorrem sem nenhuma complicacao. Apenas se o medico intervir. Só pode ser coisa de petista.

Reply
camila
19/5/2015 07:49:10

Não tem haver com política talvez até tenha pq temos o mesmo problema da política o povo lê pouco não se informar com leituras e pesquisas científicas fica só no achismo e acaba onde estamos o país da cesarea. Não é à toa que a organização mundial da saúde se preocupa cada vez mais com nossas estáticas de parto. País desenvolvido tem baixíssima taxa de césarea o Brasil chega a 90porcento na rede privada. É uma penas as brasileiras terem uma capacidade tão inferior a outras mulheres do mundo, será que temos mesmo tanto problema. Toda gravidez tem que ter um bom pré natal para separar gravidez com complicações o problema é que no Brasil tudo virou indicação de césarea. Antes de opinarem leiam o que a organização mundial da saúde divulga sobre partos.

Reply
Rafael
19/5/2015 09:08:06

Quem escreve "não tem HAVER" em vez de "não tem A VER" dizendo que o problema é que as pessoas não lêem é no mínimo irônico.

Reply
Ana Luísa
19/5/2015 08:19:39

Antes de saírem falando que é "asneira escrita por leigas", se deem ao trabalho de pesquisar: Ana Cristina Duarte, autora do texto acima, é médica e referência em parto e nascimento. MELHOREM.

Reply
Ana link
19/5/2015 16:23:16

ola ana luisa! Eu chequei rs a autora em questão é formada Obstetriz na usp e NÃO é medica. Pode checar no site do crm não existe registro em seu nome : https://www.cremesp.org.br e no próprio texto original fala que ela é Obstetriz . Abraços.

Reply
camila
19/5/2015 17:37:55

Olá Ana e qual especialidade de um obstetriz? Ela é referência nacional na área de parto,vc já deve ter ouvido falar nela no documentário renascimento do parto. Abcs

Bruno
21/5/2015 14:17:43

Isso que me assusta ANA, se a pessoa referencia está fazendo um texto assim, fico arrepiado em pensar em saber sobre as outras "assassinas de bebes"

camila
19/5/2015 09:50:46

Posso até ter digitado errado, porém já li muito sobre parto e a situação OBSTÉTRICA do Brasil. E agradeço todos os dias por ter encontrado ótimos profissionais humanizados para me auxiliar nos dois partos que tive. Torço para que as pessoas se informem de todo processo antes de escolher como irão trazer os seus filhos ao mundo. Isso sim é irônico.

Reply
Mariana
19/5/2015 10:16:54

Texto que se preza a esclarecer, mas cheio de informações erradas e que levam a uma falsa impressão de que o parto normal é mais seguro do que é. Sobre parto normal, se sabe desde as eras das cavernas, mas só a medicina bem feita reduziu de fato a mortalidade materna-infantil e o mais importante: sequelas para a vida toda. Os defensores podem falar o que quiser, mas dizer que um parto é baixo risco é uma constatação retrospectiva. Já fiz muitos partos normais e quando menos se espera, surgem as mais diversas complicações. Para a mãe pode ser o primeiro e único, mas para os profissionais, que vêem todo dia, o excesso de zelo e de recomendações e de antecipações é para não sofrer mais uma vez com uma catástrofe evitável.

Reply
Gentil
19/5/2015 12:15:13

quanta besteira e desinformação num único espaço . A autora deveria ser processada pelo que escreveu aqui .

Reply
Rafael
19/5/2015 13:27:50

Inacreditável ler um texto desse. Consenso de ictericia neonatal tem mais de 100 páginas.fora circular de cordão, Apgar. Já ouviu falar em Golden minute? Vc tem 1 minuto pra entrar com VPP em RN com Apgar baixo não responsivo a manobras iniciais. Cadê as fontes de suas informações???favor apenas uptodate pra cima.

Reply
Aline
19/5/2015 16:09:49

Eita gente ignorante...aos que criticam o texto, espelhem-se nos elevados índices de países desenvolvidos e que estão no topo das melhores formas de nascer. Não acho que seja a autora a que deva estudar com mais urgência. Crianças e mães morrem diariamente por negligência médica em CIRURGIA cesária. As mulheres não estão com defeito, têm plena capacidade de parir seus filhos,assim como de executar suas demais necessidades fisiológicas. Façam parte de rodas de gestantes, vejam documentários de casas de parto, a realidade da maior parte da população mundial, que não entra na faça por interesse financeiro. Cesária é sim importante e necessária, mas não para casos eletivos, onde não há risco para a mãe e/ou bebê. Respeito ao nascimento é uma questão de saúde pública, e não é por menos que o Brasil é um dos países mais atrasados nas contagens da OMS. Por termos tantos acéfalos que pensam como vocês é que continuamos com tanta violência obstétrica, seja ela física ou psicológica, ocorrendo todos os dias. Gente, vocês é que devem estudar! URGENTEMENTE!!!!! Sou profissional da área de saúde e não falo só por não ter o que fazer, como muitos aqui. Boa sorte!

Reply
fernanda
19/5/2015 17:40:06

Ótimas palavras, apoiada! Contra falta de informação com comprovação cientifica atualizada na área da saúde.

Reply
Bruno
21/5/2015 14:22:22

Está ganhando quanto para falar aqui então ALINE? Essa é a unica explicação.
Mandar estudar é um dos argumentos mais clichês de gente BURRA, mas já que voce diz, adoraria recomendações de Artigos confiáveis e o nome das tais literaturas utilizadas para esse relincho todo. Juro que tiro um tempinho para folhear.

Reply
Eveline
19/5/2015 17:33:08

Só fiquei aqui me perguntando se todos comentários negativos em relação ao texto vem de estudantes de medicina frutos de um sistema obstétrico podre que visa apenas lucro final e não o bem estar de mãe e filho... Um sistema obstétrico que envergonha o Brasil diante do cenário mundial, sendo campeão em cesareas desnecessareas... Se forem parabéns, estão aprendendo direitinho e quem sabe serão vocês que farão história com 100% de cesareas no Brasil!

Reply
rafaela
19/5/2015 17:46:04

Rsrsrs tirou as palavras dos meus pensamentos muita teoria e nome técnicos porém pouca fundamentação prática e leviana em relação a estudos de psicologia e tratamentos feito com renascimento de parto.

Reply
Janice
21/5/2015 07:04:12

Realmente existe muita cesárea desnecessária porém, no Brasil sem estrutura principalmente no SUS, acredito q morram muito mais RNs por forçarem partos normais do q na rede privada por fazerem cesáreas...
Tive 3 filhos de parto normal do jeito q manda o figurino...mas discordo desse discurso apaixonado pelo parto normal, o que foi bom pra mim não é obrigatório ser bom p outras mães!
Vi muita gente sendo judiada e negligenciada em hospitais públicos em nome da bandeira Humanização que na prática é desumana!

Reply
Aline
21/5/2015 10:55:55

Nascer de parto Normal, na maioria das vezes já não é nascer de forma humanizada, Janice! Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Violência obstétrica pode ser o "sorinho" que a maioria das mulheres nem sabe o que é, uma palavra mais agressiva num momento tão delicado, uma episiotomia, uma ordem no momento em que a mulher tenta encontrar a SUA melhor posição, muitas pessoas ao seu redor sem a devida intimidade, ou a indução de uma cesaria desnecessária. A informação é a melhor saída. Mas a informação traz responsabilidade,e seja nesse assunto do parto, ou na política, nas relações pessoais, as pessoas evitam assumir tais responsabilidades e por isso evitam se informar e exigir seus direitos, se planejar. Um retrato triste de um "país" que nasce errado, se cria errado...vive errado.

amanda
19/5/2015 23:18:34

Como vocês são capazes de publicar absurdo destes? Primeiro comentários com insinuações de crimes tipo 171 e só para pagar equipamento de fototerapia...esta pessoa merecia um processo por calunia e difamação. Outra não tem co hecimento técnico nenhum. Que história é esta de cordão gelatinoso... Kkkkkk e que APGar não serve pra nada kkkkkk. Uma coisa é defender parto humanizado. Agora tentar se promover tentando diminuir a capacidade intelectual de médicos e pacientes daí é demais. Agora te pergunto quanto uma dita OBSTETRIZ cobra de suas pacientes? Aposto que bem mais que os R$100 pagos pelo SUS pro obstetra. Abram o olhominha gente. Tem muita gente sendo iludida.

Reply
Paulo
20/5/2015 02:54:40

Referente ao cordão ela está explicando com um vocabulário mais simples que circular de cordão na mata bebê e que não é indicação de cesarea. Foi um mito usado por muito tempo por médicos, hj muitos já sabem dos estudos científicos e respeitam porém alguns ainda se escondem atrás disto. Agora com certeza existem vários tipos de profissionais como em qualquer área, mas não é justo desmerecer a formação de obstetriz. E todos sabemos que nos médicos hj cobramos um valor para atender fora do nosso plantão. Na minha região em média 2.000 portanto não vamos entrar em mérito de valor aqui. Cada qual com seu foco e valor de trabalho como em qualquer área. A questão aqui e qualidade no trabalho e não quanto se paga hoje para ter acesso.

Reply
Ana Carolina
14/7/2015 04:49:15

Enfim, alguém falou algo que presta! Parabéns Paulo!
A Ana Cristina falou de forma fácil, para que seja entendido por nós leigos. Sim eu sou leiga. Pelo pouco que li sobre os partos, vi que falta muito o respeito para a mulher, tem médico que quer marcar (ISSO MESMO, MARCAR) a cesariana com 3 meses de gestação, sem nenhuma indicação para tal, ou também médico que a chama de mãezinha (isso é o fim), ou que fazem episiotomia, ou que sobe em cima da barriga da mulher para empurrar. Gente, hoje nosso SUS é um verdadeiro lixo, pouquíssimos médicos são bem preparados, quando vamos nas UPA's da vida, desconfio até que não são médicos que estão atendendo. O parto HUMANIZADO trata-se do respeito à escolha da mulher, seja ela cesariana, ou normal. É inegável que existem exceções que são necessárias as cesarianas que salvam tantas vidas, mas a questão é, usar se necessário. Quanto aos pagamentos, cesariana, parto humanizado hospitalar, parto em casa, todos hoje se querem um profissional que você tenha confiança, tem que ser desembolsado uma boa grana. Não julguemos. Respeito.

Patricia
21/5/2015 10:52:09

http://www.orenascimentodoparto.com.br/

Reply
Bruno
21/5/2015 14:30:17

-_- -_- -_- Referencia de merda essa em! cadê os artigos, literaturas e as sociedade para embasar todo esse relincho?... Ao menos posso dizer que falo baseado em nome de tais e tais autores e certas linhas de pensamentos e não em nome de enganar as pessoas em detrimento de muitos bebes sequelados por sua ignorancia.

Lucas
20/5/2015 07:47:56

Qual a referência dessas informações? Texto muito perigoso, fiquei imaginando quantas tragédias poderiam ocorrer no hospital a partir dessas generalizações absurdas! Mais cuidado com o que divulgamos!

Reply
Patricia
21/5/2015 10:46:29

Olha a referência aí colega, gente se informem e atualizem!! http://www.orenascimentodoparto.com.br/

Reply
Bruno
21/5/2015 14:26:53

-_- -_- -_- Referencia de merda essa em! cadê os artigos, literaturas e as sociedade para embasar todo esse relincho?... Ao menos posso dizer que falo baseado em nome de tais e tais autores e certas linhas de pensamentos e não em nome de enganar as pessoas em detrimento de muitos bebes sequelados por sua ignorancia.

Lino
21/5/2015 03:47:27

Aqui no Brasil no lugar do conhecimento fica um medo absurdo até da própria sombra. O texto em nenhum momento afirma que os procedimentos não serão feitos ou acompanhados e decididos junto com os médicos. Ele questiona como são feitos por exemplo o que ela quer ressaltar : que não existe parto seco, mito derrubado o corpo produz líquido amniótico mesmo quando ele começa a vazar. Circular de cordão não mata bêbe e não é mais indicação se cesarea. Apgar pode ser feito com bebê no colo da mãe. Bebê não tem prazo de validade na dúvida existem exames que comprovam a quantidade de líquido e batimento cardíaco, neste caso precisa de acompanhamento e não uma cesarea. Quando ele estiver pronto o corpo entrará em trabalho de parto. Icterícia existe sim, mas sabemos que todo bebê apresenta um pouco e depois regulariza com banho de sol e passar dos dias. A vagina não alarga em trabalho de parto. Em nenhum momento o texto fala para vc não ter acompanhamento médico e sim dá dicas para saber o que se passa no processo para vc entender e não se desesperar. Sendo assim não vejo onde os comentário sobre morte neonatal e risco de vida parecem exagero.

Reply
marina
22/6/2015 18:02:47

Obrigada, Lino!

Reply
Aline
21/5/2015 10:31:01

Ótimo raciocínio, Lino! Fica claro que o pessoal aí em cima, que fala que "o texto" vai matar muita gente, que a autora deveria ser processada...não tem a mínima noção da indústria cesarista que acomete o Brasil. Isso ainda fica muito claro na tentativa de ofender, sem conseguir argumentar. Pior é poder imaginar que muitos aí possam ser justamente pessoas que se beneficiem dessa mesma indústria. A ignorância sim, e a permanência nela, são graves entraves na escolha de uma forma de ser assistida, de proporcionar ao próprio corpo e ao próprio filho um nascimento digno. Seja essa ignorância por puro preconceito, medo, desinformação, ou proveito próprio (como no caso de muitos "profissionais" de saúde). Lembrando que um para bom entendedor um pingo é um i, o texto é escrito para leigos, e talvez seja a porta de entrada para um universo completamente desconhecido para muitos, assim como todos nós tivemos contato com determinado assunto, que não dominamos, em algum momento da vida. Ou todo mundo aqui nasceu sabendo tudo...todo assunto?!
Parto natural não é pra toda mulher...Cesária não deve ser eletiva! Mas todas têm que ter direito a informação pra tomar suas próprias decisões de forma consciente, assistidas por bons profissionais, e muito além disso, têm que ter um parto humanizado seja ele Natural, Normal ou Cirurgia Cesária.

Reply
Lino
21/5/2015 10:49:59

Olá Aline, Obrigado. Desafio a todos que comentaram negativamente o texto a assistirem http://www.orenascimentodoparto.com.br/ caso assim ainda discordem cloquem aqui o motivo. S
Podemos todos ter opinião, porém baseada em informação de qualidade!!

Reply
Bruno
21/5/2015 14:35:27

Primeiramente digo que adoraria ter em mãos as bibliografias que foi baseado esse crime contra os recém nascidos e se postar um endereço de um site como referencia só irá confirmar uma grande ignorância e fazer-nos rir.
Desculpe-me por qualquer erro de grafia ou concordancia.
O texto é extremamente perigoso para o bebe, pois difunde ideias erradas que podem simplesmente matar o feto ou ainda deixa-lo incapacitado a vida toda por causa de uma falta de oxigenação cerebral. Então vamos por partes, falando da maneira mais leiga possível:
1- Existe sim mulheres que possuem trabalhos de parto perigosamente demorado, tanto por não dilatar o suficiente, insuficiência da musculatura ou incompatibilidade do tamanho do canal com o maior diâmetro fetal... Em geral a duração de um parto é de 12 horas para primíparas ou 8 para multíparas, qualquer disfunção nesse tempo já demanda mais atenção ou que seja tomada alguma conduta não necessariamente medicamentosa ou invasiva.
2- A Vagina aumenta sim durante a gravidez e se torna mais elástica.
3- O bebe nunca produz e NUNCA produzirá liquido amniótico, que é uma proteção mecânica produzida pela PLACENTA.
4- Uma coisa muito importante a ser dita é que o mecônio é basicamente FEZES de bebe e sua presença assusta tanto porque ele é um sinal de sofrimento fetal, ou seja, quando ele aparece o bebe esta: "CAGANDO DE DOR".
5- O útero realmente não tem oxigenação para o feto, já que essa função é desempenhada pela placenta por meio de trocas gasosas entre o sangue fetal e materno e o bebe fica roxo por hipoxia, ou seja, o suprimento de sangue oxigenado através da placenta é interrompido ou diminuído ao se cortar ou se comprimir o cordão.
6- NUNCA ACREDITE EM ALGUÉM QUE DIZ "TODOS" -e muito menos nos que escrevem todo texto em caixa alta... hehe
7- A natureza é seletiva também, então cuidado com qualquer complicação e se atente aos riscos.
8- APGAR é um índice para orientar algumas condutas a serem tomadas e não uma nota para acalentar mamães, por motivo de curiosidade, utiliza-se a freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e a cor da pele, com pontuação de 0 a 10.
9- Nada é sem utilidade, então o bebê deve sim passar pela mão do pediatra no primeiro momento e se o seu serviço de saúde querer recusar essa primeira avaliaçao fuja ou insista para a melhor saúde de seu filho.
10- Não existe geleia mágica em nenhum cordão umbilical, a tal geleia de Wharton tem a função de proteger o cordão no sentido de lubrificação, grampeamento do cordão a mudança de temperatura e é de lá que saem as tais células tronco do cordão umbilical. Então ela não irá impedir que haja um compressão no cordão e uma posterior hipoxia por motivos que não precisa ser inteligente para desconfiar.
11- A circular de cordão realmente não é indicação absoluta para cesárea, mas é motivo de atenção já que COMPROVADAMENTE em alguns casos leva ao menor suprimento sanguíneo para o feto, queda perceptível nos batimentos cardíacos e presença de mecônio e necessitam de um profissional com experiencia para reverter ou proceder da melhor forma possivel em casos de complicações.
12- O Surfactante não induz o parto.
.
.
.
Lembrando que não são falácias que irão somente tomar teu dinheiro ou prejudicar um adulto, mas um ser inocente que não tem culpa de nada, as vezes, o condenando a uma vida de sofrimento e dor para a família... Então, pesquise em fontes confiáveis, pergunte a alguém que não se identifique como Doula e garanta que as chances de se pegar chorando num canto suplicando para seu filho fazer alguma travessura ou ao menos levantar da cama seja a menos possível.
O parto é um evento lindo, não importando se é por cesária ou por via vaginal, porém também é capaz de determinar o destino de um ser tão frágil como o bebe, então é melhor fugir de pessoas que tentam lhe tomar seu dinheiro com a estorinha de "humanizado", quando na verdade lhe trata como um "animal irracional".

Reply
Fernando
22/5/2015 07:20:55

Vc deveria morar na Alemanha ou na Suécia e vc seria varrido de lá através do sistema e conhecimento obstetrico deles.

Reply
Bruno
22/5/2015 08:39:29

Se não me encaixar nos quesitos de lá, sem problemas e procurarei descobrir meus erros, mas agradeceria aos céus se tivesse a oportunidade de ver pessoas que difundem falácias perigosas aos bebes serem presas ou expulsas de qualquer meio que tenha noção das coisas... Se tiver mais criticas, principalmente as construtivas vou adorar ouvi-las.

Amanda
30/5/2015 04:03:34

Bruno, vc é médico obstetra?

Reply
Fernanda
22/5/2015 07:14:54

Cagando de dor????? Essa foi a pior que já vi aqui. O bebê começa a produzir meconio desde a vigésima semana. O fato da vagina inchar e ficar mais elástica para o parto não é algo irreversível e isso não quer dizer que ficará larga isso é mentalidade machista mal informada uma coisa não leva a outra até pq todas as mulheres passam por isso inclusive a de cesarea ou vc acha que o corpo diferencia? As suas informações estão bem distorcidas colega e a respeito do filme citado se vc trabalha ou estuda essa área e não assistiu ainda
, então bruno vc realmente precisa se atualizar ao menos para poder criticar e com construir uma opinião com respeito.

Reply
Day
7/7/2015 17:50:26

Mas ele disse que a vagina, não ia voltar ao normal ou ficar larga?

Reply
Bruno
22/5/2015 09:39:21

Desculpe-me pela expressão, então repetindo a expressão impactante: "quando ele esta espesso(3+ ou 4+) o bebe esta: "CAGANDO DE VONTADE DE CONSEGUIR SE SUPRIR OU SE MANTER VIVO"... Basicamente é uma estimulação parassimpática decorrente de vários provaveis fatores desencadeante como uma insuficiência placentária, obstruçao do fluxo, trauma etc.
Se definir-mos o mecônio como simples produto do intestino fetal, podemos até dizer que o intestino é formado desde o primeiro mês ou se dizer-mos que seja de produtos não digeríveis antes ainda... hehe (só por via das duvidas, os produtos biliares podem ser detectados desde a 10 semana e o pico é no finalzinho do segudo trimestre)
Sobre o tal filme, realmente não consegui assistir, era muito besteirol para poucas horas e só vi algumas pessoas que foram ludibriadas e nunca terminam uma frase inteira.
Posso recomendar um site extremamente útil para o estudo da mulher que pretende ter um filho saudável? Olha o link: https://scholar.google.com.br/ Depois procure qualquer duvida nele, sempre tomando cuidado com pessoas que dizem: "TODOS" ou "NÃO ACREDITE NELES".
Obrigado e tenha um bom dia.

Reply
Fernanda
26/5/2015 09:46:10


Bruno, referente ao renascimento do parto e a teoria da humanização, você pediu referencias e artigos: Michel Odent publicou mais de 50 artigos científicos e 11 livros em 21 línguas. Ele também fundou um banco de dados sobre pesquisa em saúde primal, que envolve pesquisas que correlacionam o período primal (gestação, parto e o primeiro ano de vida) com a saúde e personalidade na vida futura – http://www.primalhealthresearch.com/. - See more at: http://partopelomundo.com/blog/pt/2011/11/06/encontro-com-michel-odent-em-londres/#sthash.Cpmnm6gR.dpuf

Acho que se você quer evoluir seu conhecimento neste assunto postado, bem como ter uma opinião sem ser leviano, você deve ao menos pesquisar para melhorar. O filme indicado tem a participação dele e outros médicos obstetras, médico pediatra, mais de um Phd. Se quiseres lhe envio um DVD pelo correio, me passe seu endereço.

Reply
marina
22/6/2015 18:06:33

Obrigada, vc explicou direitinho

Reply
Anita
23/5/2015 03:53:14

Moro na Europa, sou profissional de saúde e gostei muito do texto. Aqui cesariana é feita só em caso de real necessidade. Quando está em risco o bebê ou a mãe. As crianças nascem de parto normal, vão direto para o colo da mãe e depois ficam com elas no quarto, durante os três dias em que permanecem no hospital. Mortalidade em caso de parto normal é quase nula. A gravidez é bem acompanhada e em qualquer sinal de problemas a cesária é feita. 90% dos partos são normais. O bb pode ficar até 48 horas para nascer depois que a bolsa estourar, o bb é monitorado o tempo todo desde que a mãe chega em trabalho de parto no hospital. Seguro e saudável para a mãe e principalmente para o bb. No Brasil, infelizmente a desinformação, a ganância, a facilidade para o médico (que faz uma cesária em 15 minutos e um parto normal pode levar horas) estão propagando a cirurgia cesariana de forma errada. O parto por cesariana é sim uma evolução e deve ser feito, mas quando existe necessidade. O parto normal, quando possível, traz benefícios para o bb que não podem ser adquiridos de outra forma. Além de também fazer muito bem para a mãe. Todos os países desenvolvidos, tanto aqui na Europa, quanto os EUA, entre outros, tem baixíssimo índice de cesarianas. Uma pena ler comentários tão equivocados e ignorantes por aqui.

Reply
Bruno
25/6/2015 06:15:18

"O gato amarrado ao pé da mesa[7]

“Certo dia, apareceu um gato a miar na sala de meditação. O mestre pediu que o gato fosse amarrado ao pé da mesa da cozinha, que ficava em outro pavilhão, até que o tempo do necessário silêncio se concluísse. Tudo correu bem, e a partir de então, o gato, que sempre rondava os prédios do mosteiro, passou a ser profilaticamente amarrado na mesa da cozinha antes dos monges seguirem para meditar.

O tempo passou e pouco a pouco o mestre, os monges, e o gato, participantes do hábito em sua origem, foram substituídos pelo natural movimento da vida. Entretanto, estabeleceu-se a rotina por gerações sem questionamentos, até que houve um noviço indagou por que toda a vez que iam meditar era necessário o aprisionamento temporário do gato.

– Sempre foi assim -, retrucou um monge mais velho”.
Provérbios assim já são extremamente conhecidos, mas mesmo assim ainda podemos ver inúmeras pessoas amarrando o maldito do gato na mesa e quando questionadas dizem: "O mestre que mandou, não sei o por quê", "O pastor que disse", "Minha mãe que mandava fazer assim", "O carinha que tem um bom currículo que me falou" "Uma pessoa que fez um filme que me convenceu".
Não acham todos os "monges mais velhos" e os "noviços" devem começar a responder as coisas com as próprias opiniões e não no repetindo apenas uma opinião como as vitrolas antigas também fazem eficazmente?

Reply
Ana Carolina
14/7/2015 04:55:36

Está claro que o Sr. é um Cesarista de carteirinha!

Reply
Senira Brasil
7/7/2015 02:54:03

Bom, infelizmente a saúde pública do Brasil é totalmente diferente. Tive parto normal pelo SUS, foi a pior experiência da minha vida....só não morri com meu filho por misericórdia de Deus. Forçaram meu parto....cinco anos depois tenho sequelas tanto físicas como psicológicas. Tem mulheres que tem condições sim do parto normal, mas já outras não...e o que o SUS faz hoje...meu Deus. Isso é uma máfia.

Reply
Sanah
11/8/2015 17:06:46

Calem a boca de vocês. Vão estudar. Estuda melania estuda. Peguem a internet e vão se informar . O texto está perfeito. Os médicos (que a metade daqui são, somente pelos relatos) são cesaristas. Não querem acompanhar a mulher no tp. Não tem paciência nenhum. Pior que animais, gritando realizando violência obstétrica atrás de violência obstétrica ! Raça nojenta

Reply
Nah Benedito
20/11/2015 11:53:50

A cesariana no Brasil se tornou uma indústria milionária, tanto que precisou da intervenção da OMS para que se cessem tantos abusos e violência obstétrica. Isso de 40 anos pra cá, pra quem não sabe, a maioria de nossas mães nos pariram de parto natural, em casa. Mulheres sabem parir e crianças sabem nascer, cesárea e qualquer intervenção é para casos de risco, e não de médico com agenda cheia ou de um sistema obstétrico inflado que quer transformar o ato de dar a luz em necessidade cirúrgica. Se fosse assim a medicina deveria ter iniciado em Adão e Eva. Como a humanidade deu sequencia a quase dois mil anos se depender de cesárea??? Como as mães sabiam parir e agora não sabem??.. só porque existe plano de saúde??? NÃO, porque é uma indústria que enriquece o setor médico, que deveria tratar doenças e não fatores fisiológicos naturais como o ato de uma mulher parir. Agora me dizem que isso é animalesco, mas e por acaso não somos de fato animais "racionais"??? Retrocesso é convencer mulheres sadias que não sabem fazer aquilo que nasceram pra fazer, PARIR. Retrocesso é enganar mães que uma circular de cordão vai enforcar seu filho se não fizer cesárea. Retrocesso mesmo é dizer que é seguro fazer cesárea eletiva, enquanto muitos desses pequenos nascem antes do tempo e vão para CTI por não terem nem mesmo o pulmão maduro o suficiente para respirar fora do útero que os protegeu desde sua concepção. Pra mim, industrializar a vida é tirar de muitas mães esse momento tão precioso de pegar seus filhos nos braços e amamentá-los sem nem mesmo deixá-las saber que PODEM fazer isso. Minha dica é: mães informem-se, o preço que vc paga pela desinformação num país que industrializou o ato de nascer é caro pra você, e muitas vezes muito mais caro para seus filhos. Doula não é louca, doula acompanha, não faz o parto. Partos domiciliares são planejados e acontecem com assistência de obstetrizes e com acompanhamento de pré-natal completo que esclareça as verdadeiras condições de saúde da mãe e não em alguém que não tenha saúde para tanto, parto humanizado inclusive pode ser no hospital que acolha quem tomou essa decisão... MÃE, o ato de parir é uma dádiva só sua, aproveite esse momento único com seus filhos, amando-os desde o início. (INFORME-SE: violência obstétrica, parto humanizado, parto domiciliar planejado, indústria cesarista no Brasil, países de primeiro mundo que aderiram casas de parto, as que já existem no Brasil, assistam O RENASCIMENTO DO PARTO)

Reply
Angela
21/5/2016 23:01:54

Sou Doula,e mae de tres filhas que nasceram num hospital publico de parto vaginal, no dia seguinte ao parto estava dentro da minha calça jeans em pé sem nenhum problema.No parto vaginal, humanizado o bebe sempre é monitorado e a qq real problema é feita uma cesariana , o que me da entender é que só é feito o parto vaginal custe o que custar, isso e pura ignorância.

Reply



Leave a Reply.

    Archives

    June 2013
    November 2012
    September 2012
    July 2012

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.